tag:blogger.com,1999:blog-48820625066854411932024-03-08T00:36:33.526-08:00Teoria e História da Arquitetura e das Artes 214ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.comBlogger16125tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-47849328028400653962010-07-11T17:46:00.000-07:002010-08-22T14:00:58.530-07:00JÚLIA SACCARDO E ANAMARY DE GRANDI<div><span class="Apple-style-span" style="font-family:arial;"><span class="Apple-style-span" style="font-size:medium;"><a href="http://cubismoeneoplasticismo.blogspot.com/"><i>Cubismo e Neoplasticismo</i></a></span></span></div><div><span class="Apple-style-span" style="font-family:arial;"><span class="Apple-style-span" style="font-size:medium;"><br /></span></span></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="font-family:arial;"><span class="Apple-style-span" style="font-size:medium;">Movimentos artísticos de vanguarda, apresentando suas linguagens e características. Exemplificação de obras </span></span><span class="Apple-style-span" style=" ;font-family:arial;font-size:medium;">pertencentes aos movimentos, como de Piet Mondrian, no Neoplasticismo e de Pablo Picasso e Georges Braque, no Cubismo.</span></div><div><br /></div>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-17154381857753318832010-07-09T23:28:00.000-07:002010-07-09T20:30:52.737-07:00ANDRÉ LUIZ<span class="Apple-style-span" style="font-family: arial, sans-serif; font-size: 13px; border-collapse: collapse; "><p class="MsoNormal" style="text-align: justify;margin-top: 0cm; margin-right: 0cm; margin-bottom: 10pt; margin-left: 0cm; "><span class="Apple-style-span" style="line-height: 21px; font-size: medium;"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse: separate; font-family: Arial, Tahoma, Helvetica, FreeSans, sans-serif; line-height: 16px; color: rgb(0, 0, 255); font-size: 12px; "></span></span></p><h3 class="post-title entry-title" style="margin-top: 0.75em; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; position: relative; font: normal normal normal 22px/normal Arial, Tahoma, Helvetica, FreeSans, sans-serif; "><span class="Apple-style-span"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><i><a href="http://andrelarq2010.blogspot.com/">Frank Lloyd Wright e o uso dos materiais</a></i></span></span></h3></span><p></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify;margin-top: 0cm; margin-right: 0cm; margin-bottom: 10pt; margin-left: 0cm; "><span style="line-height: 21px; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium; ">Frank Lloyd Wright (1869-1959) ao desenvolver os seus projetos tinha uma preocupação de interagir a construção com a natureza. Nos edifícios que projetava, o arquiteto procurava manifestar na fachada desse a expressão, a cultura do povo norte-americano, assim como o movimento moderno tinha como principal função desenvolver a arte para o povo, Wright produziu a arquitetura para o povo estadunidense.</span></span></p><p class="MsoNormal" style="text-align: justify;margin-top: 0cm; margin-right: 0cm; margin-bottom: 10pt; margin-left: 0cm; "><span style="line-height: 21px; "><span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"> </span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;">Ao criar</span><span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"> </span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;">um novo estilo arquitetônico Wright valorizou</span><span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"> </span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;">as características naturais dos materiais como as texturas da pedra e da madeira; o tijolo e o</span><span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"> </span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;">concreto aparentes e a transparência do</span><span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"> </span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;">vidro. Essa pesquisa abordará o motivo, a intenção de Frank Lloyd Wright ao utilizar esses materiais</span><span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"> </span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;">e quais as mudanças que esses</span><span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"> </span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;">proporcionaram. </span><span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"> </span></span></span></p>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-18819520587500724412010-07-09T18:33:00.000-07:002010-07-09T18:34:59.787-07:00MARCELA FINOTTI E EWERTON BUSO<span class="Apple-style-span" style="font-family: arial, sans-serif; font-size: 13px; border-collapse: collapse; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><i><a href="http://gaudieanatureza.blogspot.com/">Gaudí e a Natureza</a></i><br /><br /></span><p class="MsoNormal" style="text-align: justify;margin-top: 0cm; margin-right: 0cm; margin-bottom: 10pt; margin-left: 0cm; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;">Muito se fala sobre a relação entre arquitetura e natureza na obra de Gaudí. Neste trabalho procuramos apresentar além de questões sobre o tema abordado, imagens que ilustram e comprovam essa relação.</span></p></span>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-38638687886905428762010-07-09T18:30:00.000-07:002010-07-09T18:32:55.405-07:00EIDI KIKUCHI E MARCUS FELIPE<div style="text-align: justify;"><a href="http://thaa2eidimarcus.blogspot.com/2010/07/casa-tassel.html"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><i>Hôtel Tassel</i></span></a></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"><br /></span></span></div><div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">Construída entre os anos de 1893 e 1897, a Casa Tassel foi assim batizada para servir ao professor e cientista belga Emile Tassel. Seu projeto é considerado por muitos, como sendo a primeira edificação –de fato- do movimento Art Nouveau </span></span></div></div><div><br /></div>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-59388111819390970892010-07-09T14:53:00.000-07:002010-07-09T14:56:35.418-07:00DONALIS DELGADO E VICTOR FRANCISCO<span class="Apple-style-span" style="font-family: arial, sans-serif; font-size: 13px; border-collapse: collapse; "><i><div><span class="Apple-style-span" style="font-family: arial, sans-serif; font-size: 13px; border-collapse: collapse; "><i><span class="Apple-style-span" style="border-collapse: separate; font-family: Arial, Tahoma, Helvetica, FreeSans, sans-serif; font-style: normal; font-size: 12px; color: rgb(34, 34, 34); line-height: 16px; "><h3 class="post-title entry-title" style="text-align: justify;margin-top: 0.75em; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; position: relative; font: normal normal normal 22px/normal Arial, Tahoma, Helvetica, FreeSans, sans-serif; "><span class="Apple-style-span" style="color: rgb(0, 0, 0); font-family: arial, sans-serif; font-size: 13px; border-collapse: collapse; "><div style="display: inline !important; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><div style="display: inline !important; "><span class="Apple-style-span" style="font-family: arial, sans-serif; font-size: 13px; border-collapse: collapse; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><i><a href="http://gaudinovaarte.blogspot.com/">Gaudí além da Art Noveau</a></i></span></span></div></span></div></span></h3></span></i></span></div><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="font-family: arial, sans-serif; font-size: 13px; border-collapse: collapse; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span" style="font-style: normal;"><br /></span></span></span></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="font-size: 13px; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span" style="font-style: normal;">A arquitetura de Gaudí coloca ainda com maior urgência</span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span" style="font-style: normal;"> </span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span" style="font-style: normal;">o problema de abrabgência da Art Noveau enquanto termo de significado analisável é útil.</span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span" style="font-style: normal;"> </span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span" style="font-style: normal;">O que não se pode questionar é que Gaudí é antes de mais nada ele mesmo.</span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span" style="font-style: normal;">" </span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span" style="font-style: normal;">NIKOLAS PEVSNER</span></span></span></div></span></i></span>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-40031643026233827602010-07-09T14:50:00.000-07:002010-07-11T12:22:32.870-07:00LAMONISE OLIVEIRA E PRISCILA EUGÊNIA<span class="Apple-style-span" style=" ;font-family:arial, sans-serif;font-size:medium;"><span><div><span class="Apple-style-span" style=" ;font-family:arial, sans-serif;font-size:medium;"><span><span class="Apple-style-span" style=" color: rgb(255, 255, 255); line-height: 18px; font-family:Arial, Tahoma, Helvetica, FreeSans, sans-serif;font-size:13px;"><h3 class="post-title entry-title" style="text-align: justify;margin-top: 0px; margin-right: 0px; margin-bottom: 0px; margin-left: 0px; position: relative; font: normal normal bold 22px/normal Arial, Tahoma, Helvetica, FreeSans, sans-serif; "><span class="Apple-style-span"><span class="Apple-style-span" style="font-size:medium;"><span class="Apple-style-span"><span class="Apple-style-span" style="font-weight: normal;"><i><a href="http://trabalhosgraduacaoarqurb.blogspot.com/">O expressionismo e Mies Van Der Rohe</a></i></span></span></span></span></h3></span></span></span></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><br /></span></div><span class="Apple-style-span"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style=" ;font-family:arial, sans-serif;"><span><span class="Apple-style-span">O presente trabalho busca expor a primeira fase projetual de Mies Van Der Rohe, inspirado na </span></span><span lang="PT">arte intuitiva</span>expressionista, no contexto <span lang="PT">de incoerência com relação à arquitetura, época em que os edifícios sofriam a influência de Palladio ou de Sckinkel e ao mesmo tempo os industriais de inspiração puramente técnica eram exemplos da verdadeira arquitetura, contanto não se buscava solução para os problemas da arquitetura, segundo relato do próprio Mies. Através deste, procuramos entender a necessidade desse arquiteto na busca de novas soluções projetuais e de que maneira ele as executa.</span></span></div></span></span></span>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-70010888100494591892010-07-09T13:26:00.000-07:002010-07-09T14:53:34.739-07:00RENATA CRUZ E RICARDO SOUZA<span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"><i><a href="http://www.renatalaluce.blogspot.com/">Casa Schröder</a></i></span></span></span><div><span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"><br /></span></span></span></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; "><i><span style="line-height: 14px; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">Um caso particular pode dizer muito sobre aspectos sensoriais, plásticos e ideológicos. A Casa Schröder é a materialização dos ideais do grupo De Stjil, representa não só a vanguarda de uma época, mas influência concreta na arquitetura tal qual ela é hoje.</span></span></span></i></span></div>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-6284025738431196272010-07-09T13:25:00.000-07:002010-07-09T13:28:13.585-07:00MAÍSA MARRA E LAÍS CINTRA<div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="font-family: arial; font-size: medium; "><a href="http://laismaisa.blogspot.com/"><i>Palácio de Cristal</i></a></span></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"><br /></span></span></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; line-height: 21px; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">As</span></span><span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"> </span></span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">grandes exposições deram impulso para a indústria se desenvolver mais rapidamente no século XIX. Para abrigá-las,</span></span><span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"> </span></span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">grandes pavilhões foram erguidos. O Palácio de Cristal é a obra construída para abrigar a primeira exposição internacional. Trata-se de um enorme</span></span><span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"> </span></span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">edifício</span></span><span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"> </span></span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">todo construído de vidro , madeira e ferro. O sistema utilizado é de pré- fabricados que a partir de ali causa uma revolução no método de construção.</span></span></span></div>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-74903726021515644972010-07-09T09:43:00.000-07:002010-07-09T14:53:26.300-07:00VINICIUS HENRIQUE SOUZA CUNHA E LUIZ AUGUSTO<span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"><a href="http://www.thaearquitetura.blogspot.com/"><i>Victor Horta</i></a></span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"><br /><div style="text-align: justify;"><br /></div></span></span></span><div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">Victor Horta</span></span><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"> (1861-1947) foi um arquiteto belga, e um dos pioneiros da Art Nouveau na Bélgica.</span></span></span></div><span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; "><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium; ">Art Nouveau é um estilo estético de design e arquitetura que influenciou as artes plásticas. Esse estilo tinha forte relação com o movimento Arts & Crafts que teve grande destaque na Belle Époque nas últimas décadas do século XIX e no começo do século XX.</span></div><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><div style="text-align: justify;">Algumas de suas principais obras foram a Casa Tassel, o Palacete de Solvaye sua própria mansão que mais tarde se tornaria um museu.</div></span></span><div><span class="Apple-style-span" style="font-family: arial, sans-serif; font-size: 13px; border-collapse: collapse; "><span style="font-size: 10pt; "><span style="font-family: 'times new roman'; "><span style="font-size: 17px; "><span style="font-family: 'times new roman'; "><br /></span></span></span></span></span></div></div>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-21587860653001131742010-07-09T09:41:00.000-07:002010-07-09T09:43:24.177-07:00DALILA SOUSA SANTANA<span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; "><span class="Apple-style-span" ><i><a href="http://dalilasousa.blogspot.com/2010/07/cidade-industrial.html"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;">A cidade industrial</span></a></i></span><span class="Apple-style-span" ><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><br /><strong></strong><br />Análise da cidade industrial criada por Tony Garnier (contexto histórico e descrição da cidade).</span></span></span>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-54344627509331207712010-07-09T09:39:00.000-07:002010-07-09T09:42:03.983-07:00ANA LUISA MENEZES RIOS E CAROLINA AFONSO PONCIANO<div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; "><a href="http://contextodoorganicismo.blogspot.com/"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><i>Contexto e desenvolvimento do organicismo</i></span></a></span></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"><br /></span></span></span></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">O movimento orgânico surge da ambição de criar uma nova arquitetura, independente dos estilos tradicionais e aderentes a vida moderna contextualizada no inicio do século XX. Aderindo a esse núcleo vital, nasce uma arquitetura finalmente liberta de todo conformismo e de todo sistema normativo: o orgânico. Cujo conceito foi tratado, principalmente, nas obras de Frank Lloyd Wright.</span></span></span></div>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-44425753896322729942010-07-08T19:10:00.000-07:002010-07-08T19:12:32.661-07:00LEONARDO GRATON E FELIPE FERREIRA<div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><a href="http://colunaseporticosguell.blogspot.com/"><i><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">Colunas e Pórticos no Parque Güell</span></span></i></a></span></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"><br /></span></span></span></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><span class="Apple-style-span"><span class="Apple-style-span"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">O Parque Güell (</span></span><st1:personname productid="em catal ̄o Parc Gell" st="on"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">em catalão </span></span><i><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">Parc Güell</span></span></i></st1:personname><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">, apesar que seu nome original era </span></span><i><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">Park Güell</span></span></i><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">) é um enorme jardim com tratamento arquitetônico que se encontra em Barcelona (Espanha).</span></span></span><span class="Apple-style-span"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">O Parque Güell é o resultado da genialidade artística de Gaudí: pertence à fase naturalista no qual ele aperfeiçoou seu estilo pessoal, inspirando-se nas linhas orgânic</span></span></span><span class="Apple-style-span"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span">as da natureza adotando soluções estruturais inovadoras com origem em sua análise na geometria regrada(onde a superfície é obitida pela união de retas). A isso foi acrescido grande liberdade criativa ornamental, suas obras possuem riqueza estrutural com formas e volumes sem a rigidez racionalista ou clássica. No Parque Güell, Gaudí aplicou muitas de suas soluções estruturais inovadoras que são emblemáticos no seu trabalho.</span></span></span></span></span></div>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-49369252475033821842010-07-08T17:36:00.000-07:002010-07-08T17:44:04.596-07:00MARIELLE TOLENTINO E JULIANA ARANTES<div style="text-align: justify;"><a href="http://aescoladearquiteturadechicago.blogspot.com/"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><i>Escola de Chicago: o surgimento de uma nova tipologia de edifícios</i></span></a></div><div><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span"><br /></span></div><div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span">Resumo : No século XIX a escola de arquitetura de Chicago é significativa na reconstrução da cidade devastada por um incêndio. Com o advento de novas técnicas construtivas provenientes do processo de industrialização, cria-se um novo tipo de edificação: os arranha-céus norte-americanos.</span></div></div></span></div>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-18920716507586793632010-07-08T17:32:00.001-07:002010-07-08T17:43:35.186-07:00LARA ALINE SOUTO MELO E LETÍCIA GUITARRARA NIRSCHL CROZARA<div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; "><a href="http://thaaiinovosmateriais.blogspot.com/"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><i>Introdução dos novos materiais nas construções francesas do século XIX</i></span></a></span></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"><span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre"></span></span></span><span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"> </span></span></span></span></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; "><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><span class="Apple-style-span"><span class="Apple-tab-span" style="white-space:pre"></span>A introdução dos novos materiais nas construções da França, de acordo com o panorama mundial deste desenvolvimento, analisado por diferentes historiadores, e com a transição do ferro e do vidro das obras da engenharia para os projetos arquitetônicos.</span></span></span></div>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-14813384049136571452010-07-08T13:49:00.001-07:002010-07-08T17:43:45.604-07:00GABRIELA RIBEIRO E RAFAELA BORSATO<div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="border-collapse: collapse; "><a href="http://arquiteturaeiluminacaogr.blogspot.com/2010/07/estima-se-que-80-da-percepcao-humana.html"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><i>Arquitetura e Iluminaçao</i></span></a></span></div><span class="Apple-style-span" style="font-family: arial, sans-serif; font-size: 13px; border-collapse: collapse; "><div style="text-align: justify;"> </div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;"><br /></span></div><div style="text-align: justify;"><span class="Apple-style-span" style="font-size: medium;">Resumo:A aplicação da iluminação associada ao desenvolvimento da arquitetura como signo representativo dos valores que estruturam uma determinada realidade ,como reflexo de um pensamento que caracteriza ou reflete um tempo histórico e as tecnologias do contexto.</span></div></span>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4882062506685441193.post-59711974578733533942010-06-23T04:25:00.000-07:002010-06-23T04:30:31.808-07:00InstruçõesCada dupla deve criar seu blog ou postar o trabalho em um já existente.<div>Depois é só enviar o título do seu trabalho, o resumo dele e o link para o</div><div>blog onde ele esta publicado para o e-mail: au14ufu[arroba]gmail.com</div><div><br /></div><div>Blog da turma de 2008: <a href="http://teoriaehistoria2.blogspot.com/">http://teoriaehistoria2.blogspot.com/</a></div>14ª Turma de Arq. & Urb UFUhttp://www.blogger.com/profile/11928120438760159536noreply@blogger.com0